O grande desenvolvimento que vinha alcançando a Reabilitação Oral e em especial a Gnatologia, que modificava sobremaneira a conduta do profissional desta área na elaboração dos planejamentos de casos mais complexos, a grande importância da prevenção como aliada à preservação dos pacientes portadores de trabalhos complexos a falta de uma entidade que proporcionasse uma reciclagem constante dos profissionais que dedicassem à R. O., foram os maiores motivos que levaram Dr. Olympio Faissol Pinto e Dr. Renato de Andrade, dois expoentes da RO no Brasil a idealizarem a criação de uma entidade voltada para estes ideais.

Tentativas foram feitas na época em São Paulo e Rio de Janeiro, mas razões de natureza política inviabilizaram o projeto. A eles se juntaram mais tarde dois profissionais de Belo Horizonte-Capital do Estado de Minas Gerais, os Drs. Walter Eddy Rohlfs e Dr. Hamilton Luiz da Costa Mourão que através de um relacionamento profissional mais próximo, ajudaram a alavancar a idéia até a fundação da Sociedade, ocorrida em 21 de julho de 1977, por ocasião da realização de um curso do Professor Peter K. Thomas em Belo Horizonte, onde acabaria se fixando a sede da entidade.

Adotando princípios rígidos no seu campo de atuação, a nova entidade logo angariou simpatia e o apoio de importantes profissionais de todo o Brasil, tornando desde logo uma entidade respeitada.

Inicialmente teve 14 sócios fundadores:

DR. OLYMPIO FAISSOL PINTO
DR. RENATO DE ANDRADE
DR. HAMILTON LUIZ DA COSTA MOURÃO
DR. WALTER EDDY ROHLFS
DR. ADILSON DA ROCHA TORREÃO
DR. ANTÔNIO MOURÃO PENNA
DR. FERNANDO DE CARVALHO OLIVEIRA
DR. JOSÉ MENDONÇA GAMA
DR. ANTÔNIO AUGUSTO GOMES QUADRADO
DR. FERRUCIO VICENTINI NETO
DR. GUILHERME CONTESINI
DR. JOSÉ SEBASTIÃO GAZZA ELIAS
DR. JOSÉ GALIZZI
DR. JOSÉ LOURENÇO FERREIRA.

Por considerarem o Professor Peter K. Thomas um dos maiores divulgadores da Reabilitação Oral no mundo e um dos fundadores da Escola de Gnatologia juntamente com McCollum, Stallard e Stuart, além de ser considerado como um dos únicos profissionais do mundo que tinha resultados consistentes em seus casos, foi ele homenageado como PATRONO DA SOCIEDADE BRASILEITA DE REABILITAÇÃO ORAL.

Nesses seus 42 anos de existência, teve a SBRO o privilégio de ser reconhecida no Brasil como uma Entidade de Classe, pelo Conselho Federal de Odontologia e como uma Entidade de Utilidade Pública, pelo Governo Federal, através de Lei aprovada pelo Congresso Nacional. Além disso seu prestígio ultrapassou fronteiras, tendo como Sócios Honorários consagrados mestres de vários paises das Américas e Europa.

Um momento de grande importância na vida da SBRO foi, graças ao grande apoio do Dr. I. Kenneth Adisman, sua aceitação como “sponsor” do THE JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, que proporcionou aos seus associados um veículo da mais alta significação para atualizar seus conhecimentos além de ser uma tribuna para publicação de seus trabalhos.
Seu primeiro Presidente foi o Dr. Olympio Faissol Pinto que dirigiu a SBRO de 1977 a 1979 e que teve nesta primeira diretoria o Dr. Renato de Andrade como Vice-Presidente, Dr. Walter Eddy Rohlfs como Secretário Geral e o Dr. Hamilton Luiz da Costa Mourão como Tesoureiro Geral.

Data da fundação
21 de Julho de 1977